segunda-feira, 2 de março de 2009

Policiais ou selvagens?

Existem coisas nesse mundo pós-moderno da internet que eu não tenho como explicar. Um vídeo de uma violenta agressão por parte de policiais de Seattle (EUA) contra uma menina de 15 anos tem dado o que falar nos últimos dias naquele país. O espancamento aconteceu em novembro passado, mas foi liberado agora para mídia depois da abertura de inquérito contra o policial que agrediu covardemente a garota.

A menina havia sido detida sob a acusação de dirigir um carro roubado e foi encaminhada à delegacia, onde deveria permanecer até sua transferência para o centro de detenção juvenil. Seguindo os padrões de encarceramento, o xerife Paul Schene exigiu que a garota retirasse seus sapatos antes de ser trancada na cela. Aparentemente revoltada com a detenção, a menina atira um dos sapatos contra o policial que imediatamente inicia uma agressão de tirar o fôlego de qualquer espectador. Schene agarra a garota pelos cabelos e joga seu rosto contra à parede e depois, violentamente, atira a garota de bruços no chão. Um colega do policial, que não está no inquérito, entra e ajuda a imobilizar a garota, que ainda é agredida algumas vezes com socos na cabeça e é levantada do chão pelos cabelos.

As fortes cenas chocaram a opinião pública americana e os procuradores pretendem indiciar o xerife por abuso de autoridade e má conduta. Após os ataques, a menina teve que ser atendida por um médico, pois reclamava de problemas para respirar.

A violência exacerbada de policiais contra cidadãos não é novidade em nenhuma parte do mundo, porém, quando cenas chocantes desse tipo acontecem, indagamos a nós mesmos se deveria existir classificação de países civilizados.

Postar um comentário