segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Jornalista iraquiano vai pedir asilo na Suíça

O jornalista iraquiano que quase arrancou a cabeça do presidente americano George W. Bush deve pedir asilo político na Suíça assim que sair da cadeia. Mountaz al-Zaidi está sob custódia do governo iraquiano e aguarda julgamento ainda não marcado.

Seu advogado, o suíço Mauro Poggia, deve entrar com o pedido no Departamento Federal de Assuntos Estrangeiros alegando que o jornalista corre risco de morte caso permaneça no Iraque.
Para o advogado, o iraquiano deve se instalar em Genebra, onde irá exercer suas funções como correspondente da ONU. Segundo ele, a Confederação Helvética tem mais a ganhar do que a perder neste caso.

Os procedimentos formais de asilo na Suíça serão iniciados assim que o jornalista iraquiano for libertado da prisão.

Mountaz al-Zaidi, 30, ficou famoso por lançar seus sapatos sobre a cabeça de George W. Bush numa conferência de imprensa em Bagdá. Este gesto fez com que o jornalista se transformasse em um herói do mundo árabe. O repórter está sendo acusado de agressão contra um estrangeiro chefe de Estado durante uma visita oficial.

Caso Mountaz consiga o asilo, não vão faltar sapatos para aqueles que querem fugir da guerra e dos conflitos nos países árabes.

Nenhum comentário: