sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Luta entre Holyfield e Valuev imita a arte

A sua única chance de ver Ivan Draco vs Apolo Doutrinador pode ser amanhã. A verdadeira e emocionante luta irá acontecer em Zurique, na Suíça, neste sábado, e com lutadores que lembram muito a história do filme Rocky.

O veterano Evander Holyfield, de 1,80 m e 100kg, irá lutar pelo título Associação Mundial de Boxe (AMB) dos pesos pesados (acima de 90kg) contra o atual campeão e literalmente brutamontes, o russo Nikolay Valuev, de 2,13 m e 147 kg. A luta promete ser o evento de boxe do ano - ou massacre, analise da sua maneira - e vai contar com uma transmissão mundial.

A Besta do Leste, como é apelidado Valuev, nasceu em 1973, durante a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. E, assim como a maior parte dos boxeadores, teve uma infância humilde.


Já Holyfield é respeitado no esporte e ostenta muitas vitórias importantes, inclusive duas sobre Mike Tyson, e quatro títulos mundiais. Porém a diferença de idade entre os dois pode pesar durante o combate. Holyfield é muito menor e por isso mais rápido em aplicar seus golpes. Já o russo é grande, o que pode dificultar a aproximação de Holyfield, e aplica golpes mais lentos, porém de um petardo demolidor.

O que veremos é uma cena no mínimo apreensiva e temerosa do que poderá acontecer. Holyfield está literalmente na posição de Apolo Doutrinador, ex-campeão, muito respeitado, ainda em forma, mas longe de estar em pé de igualdade do atual campeão. Já o Russo vem de uma carreira pra lá de vitoriosa, sendo que perdeu apenas um combate e massacrou todos os outros adversários. Portanto, mais do que merecido o papel de Ivan Draco, que, aliás, matou Apolo de tanto bater no filme Rocky IV.

Esperamos um espetáculo e uma vitória fácil de Valuev sobre Holyfield, que deve seguir o roteiro da ficção: soltar uns jabs, tomar uns socos, ficar ofegante e beijar a lona. Pelo menos antes do russo se inspirar e fazer a vida imitar a arte.

Nenhum comentário: