quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Lula vira boneco "caganer"

Esqueça o tradicional Papai Noel e os outros adereços que você costuma utilizar para decorar sua árvore de natal. Neste ano, o que pode ser um hit da decoração natalina é o boneco "caganer" do presidente Lula. O nome sugere isso mesmo que você está imaginando, um boneco defecando na sua árvore em plena ceia com a família.

Segundo a tradição Catalunha, os bonecos representam sorte e a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte. O "caganer" é há vários anos a vedete incontestável dos quatro mais importante mercados de Natal da Catalunha espanhola. Os bonecos, que inicialmente eram representados por lavradores, freiras, o diabo e outras figuras da cultura popular, logo ganharam rostos famosos, como o Papa Bento XVI, o jogador Ronaldinho Gaúcho e até o presidente Barack Obama.

Certamente, logo já encontraremos esses “cagões” por aqui. Na minha visão, o problema é que a história bacana que existe por traz dessas estátuas pode ser deturpada pelas inúmeras “cagadas” que algumas personalidades praticam por aí.

PRESIDENTE LULA

PAPA BENTO XVI



GEORGE W. BUSH

Postar um comentário