quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fórmula 1: equipes podem ter 3 carros na pista

A solução para falta de carros na Fórmula 1 na temporada 2009 parece ser bem criativa, apesar de não ter sentido algum. A revista alemã Motorsport Aktuell sugeriu em sua edição que algumas equipes, com condições financeiras mais folgadas, insiram um terceiro carro no grid para completar o espetáculo. O último carro, porém, não marcaria pontos no campeonato.

Adam Parr, diretor da equipe Willians, também fez a mesma proposta em entrevista. A idéia, no entanto, não poderia ser executada por todas as equipes (18 no total), já que criaria um congestionamento de carros na pista.


Com a remota possibilidade, alguns pilotos poderiam sonhar novamente com uma vaga na Fórmula 1, como Jenson Button e Rubens Barrichello (ex-honda), mas na posição de “café-com-leite”. Será que isso seria viável para o campeonato, com pilotos em uma posição justamente de coadjuvantes, lutando apenas pela estratégia da equipe? Certamente completaria a pista, mas diminuiria a emoção.

A idéia parece ser interessante, mas não é revolucionária. O último Grande Prêmio de Fórmula 1 que uma equipe que trouxe mais de dois carros foi a Nurburgring, em 1985. Na época, a Renault tinha três carros conduzidos por Derek Warwick, Patrick Tambay e François Hesnlaut.
A temporada 2009 de Fórmula 1 terá início no Albert Park em Melbourne (Austrália), em 29 de março com 18, 20 ou 24 carros.

Nenhum comentário: