
Pois bem, eram proibidas. A mesma ANTT autorizou na sexta-feira as concessionárias, que têm acordo com o governo estadual desde fevereiro, a cobrarem os usuários conforme os pedágios vão ficando prontos. Isso significa que, dependendo de onde você circule, você será onerado por uma tarifa. Bom para os concessionários e para a ANTT, que lucra aos custos dos impostos pagos pelo contribuinte.
Eu sei bem da situação da Regis Bittencourt e da Fernão Dias, elas estão em estado deplorável e precisavam urgentemente da injeção de recursos para melhorias. Porém, o trecho Oeste do Rodoanel, que foi inaugurado há menos de 10 anos com recursos públicos, encontra-se em perfeitas condições de uso e, mesmo com a concessão, a única obra de “melhoria” que vemos é a construção de praças de pedágio. Isso é justo com o contribuinte? Isso é justo com o cidadão? Por que não pedagiar somente o trecho Sul e Norte, onde a iniciativa privada vai injetar os recursos? Porque, meus caros, com o dinheiro que eles vão arrecadar com o trecho Oeste (mais uma vez, feito com dinheiro público) eles pagam o restante da obra e cobram ainda por elas.
Em contrapartida a essa medida, o governo prometeu utilizar os recursos da utilização dessas vias para melhorias das marginais em São Paulo, onde o trânsito é terrível e mortal, e o transporte público. Até o momento, não vi nada, nem uma placa nova, só vi o meu salário reduzindo mais ainda por cobranças ilógicas de pedágio.
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