quinta-feira, 30 de abril de 2009

Assassino do Zodíaco pode ter sido identificado

Um dos assassinos em série mais intrigantes do mundo pode ter finalmente sua identidade revelada. O Assassino do Zodíaco durante os anos sessenta aterrorizou a cidade de São Francisco, fazendo diversas vítimas em crimes de alta crueldade e desafiando a polícia pela sua ousadia ao enviar cartas criptografadas – com simbologias do zodíaco – dando detalhes dos seus crimes e dos próximos que iria cometer.

Até hoje, sua identidade foi sempre uma icógnita para polícia americana, a qual apontou milhares de suspeitos, mas por falta de provas nunca chegou a acusar ninguém formalmente. No entanto, ontem, a californiana Deborah Perez, de 47 anos, foi até a polícia e convocou uma coletiva de imprensa para afirmar que o sanguinário assassino era seu falecido pai.

Guy Ward Hendrickson teria cometido dois dos pelos menos cinco crimes não solucionados e atribuídos ao assassino nortuno. Segundo ela, seu pai inclusive a levava nas suas caçadas sanguinárias e a deixava no carro enquanto matava pessoas aleatoriamente pelas ruas de São Francisco. Na época, Deborah tinha apenas sete anos e de acordo com seus relatos, chegava a ouvir os tiros da espigarda do pai. Porém, ele explicava para a menina que o som dos tiros eram de pessoas soltando fogos de artifício.

Ela contou ainda para polícia que seu pai fez com sua própria caneta as cartas codificadas que seriam mais tarde enviadas à polícia e ao jornal San Francisco Chronicle. “Eu era só uma criança e achava que estava ajudando o meu pai”.

As suspeitas de Deborah só se concluíram há cerca de dois anos e apenas agora ela decidiu revelar os supostos crimes cometidos pelo pai. Hendrickson, um carpinteiro e pai de seis filhos, morreu em 1983 vítima de câncer. As informações ainda devem ser checadas pelos investigadores que esperam concluir o caso.
Contraversão

Entretanto, no site oficial dedicado a solução dos crimes e identificação do assassino, existe uma mensagem do administrador afirmando que a versão de Deborah é diferente da feita a ele há um ano, por email, a qual ele ainda possui. O administrador ainda indaga a credibilidade de Deborah por ter mudado a sua versão tão bruscamente e de possivelmente ter propósitos nebulosos com a venda da história. Segundo ele, o Zodíaco ainda não foi identificado.

Os assassinatos
O Assassino do Zodíaco foi um dos assassinos em série que aterrorizou o norte da Califórnia durante muitos anos pela violência de seus crimes e sua ousadia em desafiar a polícia. Por mais de 10 meses, no final da década de 60, o assasino fez várias vítimas e algumas delas conseguiram sobreviver a certos ataques, dando detalhes à polícia do possível suspeito. A fisionomia fiel do Zodíaco, no entanto, nunca foi precisa, o que dificultou no apontamento de milhares de suspeitos que foram detidos ou investigados.

Para enaltecer seus crimes, o Zodíaco colocou seu nome em uma série de cartas ameaçadoras que enviou à imprensa até 1974. Nelas, o criminoso confessava os crimes e ainda dizia que passava a noite pensando sobre sua próxima vítima. O mais horripilante era os detalhes que levaram as pessoas à paranóia. “Talvez será a bela loira que trabalha de babá perto da pequena loja e que desce a escura alameda todo dia às 7 da noite.” E avisava: “Então, não torne isto fácil para mim. Mantenham suas irmãs, filhas e esposas fora das ruas e das alamedas.”

Em um dos crimes atribuídos a ele, a estudante Cheri Jo Bates, após abordada pelo Zodíaco, teve seu assassinato detalhado, explicando como ela era estúpida de ter caído em uma armação daquela. “A certo momento, eu disse a ela que tinha chegado a hora. Ela perguntou: ‘Que hora?’ A hora de você morrer.” Pelo restante da carta, aparentemente ele a conhecia e havia sido de alguma forma rejeitado por ela. “Eu não sou doente. Eu sou insano.”

Seu modus operandi era peculiar, abordando vítimas em situações corriqueiras, como uma batida leve de carro e depois ofercendo ajuda. Quando as vítimas menos esperavam, Zodíaco agia, muitas vezes degolando suas vítimas com uma faca de caça ou eliminando-as utilizando uma espingarda.

“Eu gosto de matar pessoas porque é muito divertido. É mais divertido que matar em caça na floresta porque é o mais perigoso animal de todos. É melhor que transar com uma garota. (...) A melhor parte é esta: quando eu morrer, renascerei no paraíso e todos os que eu matei serão meus escravos. Não darei a minha identidade porque se não vocês tentaram parar a minha coleta de escravos (...)”

O Assassino do Zodíaco matou cinco vítimas reconhecidas em Benicia, Vallejo, Lago Berryessa, e São Francisco entre dezembro de 1968 e outubro de 1969, embora tenha admitido o assassinato de 37 pessoas. Com a falta de precisão no número de vítimas, a incapacidade de quebrar suas cartas criptografadas e a falha na busca de suspeitos, o caso pode ser considerado como um crime perfeito.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Choque! Família de oito pessoas em uma moto

O que se fazer quando sua família é grande, sua grana é pouca e nenhum automóvel para locomover todos? O mais sensato seria utilizar o transporte público, certo? Errado! No Camboja, a cultura local prega a ideia do sempre cabe mais um e é assim que famílias numerosas seguem suas vidas arriscando-se diariamente em cima de motocicletas.

Nas fotos abaixo vocês podem conferir uma cena que tiraria o fôlego de cidadãos de países ocidentais, acostumados as leis de trânsito e o respeito à vida. Uma família de oito cambojanos - veja bem, oito pessoas - não se importa muito com o perigo e sim com a comodidade ao equilibrar todos em apenas uma moto antes do passeio, possivelmente mortal em caso de acidente, nas ruas de uma cidade do Camboja.

O marido, naturalmente, pilota o veículo, enquanto os pequenos são encaixados paraticamente no tanque e no guidão da moto. Já a esposa e os filhos mais velhos ficam espremidos no restante do assento traseiro e, inacreditavelmente, o primogênito da família vai pedurado nas costas de uma das irmãs.
Segundo um especialista, a cena é comum não só no Camboja, mas em países como Sri Lanka e Tailândia, onde grande parte da população se encontra muito próximo da miséria e não tem condições de arcar custos com o transporte público.
Não é proibido dirigir sem o capacete
O caçula vai praticamente pendurado na irmã



A família segue alheia ao perigo nas ruas da cidade

Sobre passagens, Ciro Gomes culpa o mau jornalismo

É fácil confrontar os nobres deputados. Inclusive, é fácil dizer o se pensa a eles sem sair da sua casa. Foi o que eu fiz e milhões de brasileiros fizeram nessa semana, com o agravamento de mais um escândalo envolvendo os nobres parlamentares. A farra das passagens aéreas é uma obscena demonstração de como esse senhores se sentem imunes à opinião pública e à justiça. Para eles, não existe crime, já que gozavam de privilégios contidos no próprio cargo. Eu, honestamente, discordo.

O caráter sempre deve estar acima dos nossos próprios direitos, para somente assim se formar uma razão ética. Porém, Ciro Gomes, não concorda com o fato de ser execrado pela imprensa de hoje, que o acusam de promover viagens para sua mãe às custas do dinheiro público. Para ele, tudo isso é armação; é um estratagema maquiavélico de parte da imprensa que, utilizando da má fé, querem afundá-lo na política; que são fontes avariadas, com informações sem credibilidade.

Ciro Gomes não sabe que pessoas de Organizações Não-Governamentais fiscalizam e verificam números de gastos que eles cotianamente desprezam. Que todas essas informações constantemente divulgadas em telejornais, jornais, revistas, rádios e sites da internet foram checadas sim, inclusive, com as companhias aéreas que eles costumam escapar do País.

Hoje, Nobre Deputado Federal Ciro Gomes, abro o meu modesto espaço para sua explicação. Porém só peço que o senhor não seja político demais. Seja o homem valente e de caráter que o senhor quis mostrar ao Brasil na útlima semana quando desacatava o Ministério Público, a imprensa e seus colegas de trabalho. E se estiver errado, assumir a culpa é o primeiro sinal de nobreza. Porém, do seu caro irmão, governador do Ceará, Cid Gomes, que levou a sogra para passear às custas do povo, não aceito suas desculpas. Aceito a devolução do dinheiro aos cofres públicos do Ceará, um Estado que disputa a liderança de miséria no nordeste, e a disposição do cargo para quem leva a política a sério.

"Caro Leonardo,

Infelizmente a nossa imprensa brasileira está impregnada de gente mal intencionada, ou pelo menos, que não reservam o devido cuidado com uma etapa crucial do jornalismo: a apuração. Digo isso porque esta lista - que até agora nem mesmo os autores das matérias revelaram de onde ela saiu - erra grosseiramente ao incluir o nome de minha mãe nessa suposta relação de passagens internacionais pagas pela Câmara.

De acordo com a tal lista, minha mãe teria feito duas viagens para Nova Iorque em dezembro de 2007. É uma mentira tão esdrúxula, que nem visto para os EUA minha mãe tinha na data apontada. A lista também relaciona outras duas viagens para os EUA em abril de 2008. É também outra grande mentira que paguei passagem de minha mãe com verba da Câmara; Ela viajou comigo sim, mas pagou sua própria passagem.

Se extrapolo é decorrência de minha profunda indignação, como qualquer um faria ao ver sua mãe de 81 anos envolvida numa armação dessa natureza. Naquela ocasião, estava apenas defendendo a minha honra e honra de minha mãe, e não apoiando a posição daqueles deputados que se manisfestaram contra a restrição de passagens, como algumas notas e matérias interpretaram.

É também importante que se registre: desde o início do meu mandato, determinei que todas as passagens seriam de uso exclusivo do parlamentar. Tanto é que da verba de passagens aéreas de que dispõe meu gabinete, economizei para os cofres públicos mais de R$ 189.000,00 (cento e oitenta e nove mil reais) nos dois anos e 4 meses em que exerço o mandato de deputado. Tais recursos retornaram ao poder público, ao fim de 2007 e ao fim de 2008.

Quanto ao episódio envolvendo o governador Cid Gomes, repito o que fora amplamente divulgado na imprensa daquela época: o govenrador já pediu desculpas publicamente e se colocou à disposição do Tribunal de Contas do Estado para quaisquer outras informações. Outras viagens para o exterior também ficaram condicionadas à aprovação da Assembléia Legislativa.

Obrigado pelo seu contato.

Ciro Gomes"




Como não poderia deixar de ser, eu também tenho algo a dizer.

Caro Nobre Deputado Federal Ciro Gomes,

É com profunda tristeza e lamentação receber uma explicação tão política como essa, quando esperava uma atitude muito mais nobre, como o próprio cargo de deputado expõe para a sociedade, e de civilizada hombridade. Lamento por minha família assistir na televisão um comportamento tão chulo, inapropriado e sem compostura de um deputado experiente como o senhor, mesmo justificando sua incontrolável cólera contra essa imprensa que persegue o senhor e sua família. Vale à pena lembrar que essa mesma imprensa, que tem livre acesso as informações sobre seus gastos de gabinete, ficou por quase três décadas amordaçada pelos anos de chumbo, impossibilitada de vasculhar as entranhas do governo e expor à população a atitude canalha e vil de muitos deputados que hoje estão no congresso.

Diferente do que o senhor imagina, a imprensa não persegue um só político, mas a falta de decoro generalizada de uma corja sem limites e escrúpulos, que zombam quase que diariamente do cidadão sério que trabalha e luta por sua sobrevivência digna, sem apelar a assistencialismos de cabrestos, e despejar seu dinheiro na mão de bandidos de paletó, que passam os poucos dias que “trabalham” discutindo roteiros turísticos para suas esposas, filhos e amantes. O Congresso se encontra na sua mais descarada e vergonhosa fase desde o fim da ditadura.

Diferente do que o senhor, Nobre Deputado, pensa, nós brasileiros lutamos muito por essa democracia e, inclusive, pela representação legislativa que o senhor ocupa hoje. Portanto, quando confrontado com acusações absurdas e sem fundamento – como o senhor mesmo diz – seja no mínimo diplomático e respeitoso com a população que observa suas atitudes. Rebata os fatos de maneira honrosa e coerente, ao invés de insultar os milhões de brasileiros com um vocabulário escabroso e inadequado.

O senhor não mostra hombridade sendo enfático e ácido com os jornalistas. Hombridade é apresentar provas de que eles mentem, que distorcem os fatos, que perseguem o senhor e sua família, que não são éticos. Isso é ser digno. Porém, até o momento, tirando aquela chuva de palavrões, essa foi a única defesa que ouvi do senhor.

Já quanto ao escândalo envolvendo seu irmão, Cid Gomes, se colocar à disposição da justiça e pedir desculpas não bastam. Pergunte a qualquer cidadão nas ruas se ele aceitaria as desculpas de um ladrão que o roubou e o impossibilitou de dar uma vida mais confortável para sua família. Saia às ruas, como disse bem o Ministro Joaquim Barbosa nessa semana, e faça essa pergunta aos cidadãos do seu Estado. Pergunte a eles se desculpas bastam para confortar caprichos dignos de magnatas e reis. Dignidade, nesse caso, é colocar o cargo à disposição.

Para quem almeja ser presidente da República, o senhor deixa muito a desejar no quesito diplomacia.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Lista dos deputados viajantes


Apoiado no escândalo das passagens aéreas vou dedicar o post de hoje para que todos os leitores do blog conheçam um pouco dos deputados fanfarrões que não trabalham e se divertem às custas do contribuinte brasileiro. Vou deixar a lista desses péssimos políticos sem compostura e ética nenhuma de uma forma fácil de identificar para que vocês copiem e passem para todos os seus contatos. Vamos iniciar um protesto virtual e levar isso às ruas, assim como fizemos com Collor, e exigir que pessoas como essas sejam extintas da política e retornem aos cofres públicos tudo o que eles roubaram.
Abaixo está a lista dos deputados que mais viajaram para o exterior, sendo que os destinos mais frequentes foram cidades de forte apelo turístico como Miami, nos Estados Unidos, e Paris, na França. Para os nobres deputados não houve excesso em nada do que já não é de direito deles. Por exemplo, na visão desses senhores, que deveriam se preocupar em legislar ao invés em discutir se suas esposas, filhos, namoradas e amantes devem ou não viajar para Paris, as viagens são parte de sua cota mensal de transporte e eles gastam como e com quem bem entendem. A explicação é tão esdrúxula e incoerente que esses senhores querem que os cidadãos acreditem que esse dinheiro pertence a eles.

A melhor forma de punir pessoas como essas é divulgar essa lista em todos seus meios sociais: no escritório, na sua escola, na academia, no seu dentista, no supermercado, etc. Todos que querem um Brasil mais honesto e ético têm o dever social de lutar contra esses canalhas e impedir que eles voltem a usurpar de um posto de tamanha confiança como esse. Fora com todos eles.

NOME DO DEPUTADO E NÚMERO DE VOOS

DAGOBERTO NOGUEIRA FILHO - 40
LEO ALCANTARA - 35
MARCELO TEIXEIRA - 35
ARNALDO FARIA DE SA - 29
JILMAR TATTO - 28
PEDRO FERNANDES - 28
GEORGE HILTON - 27
VIC PIRES FRANCO - 27
ANIBAL GOMES - 24
EDUARDO LOPES - 24
EUGENIO RABELO - 24
PAULO HENRIQUE LUSTOSA - 24
MARIO NEGROMONTE - 23
LEANDRO SAMPAIO - 22
MAURICIO TRINDADE - 20
REBECCA GARCIA - 20
ROBERTO BALESTRA - 20
AFONSO HAMM - 19
FERNANDO CORUJA -19
JOAO CARLOS BACELAR - 18
MUSSA DEMES - 18
OTAVIO LEITE - 18
ATILAS LINS - 17
CARLOS WILSON - 17
CIRO NOGUEIRA - 17
DILCEU SPERAFICO - 17
MARCELO MELO - 17
OSVALDO REIS - 17
CEZAR SILVESTRI - 16
EDUARDO DA FONTE - 16
FERNANDO COELHO FILHO - 16
INOCENCIO OLIVEIRA - 16
JOAO MAGALHAES - 16
JOSE MENDONCA BEZERRA - 16
OSORIO ADRIANO - 16
RUY PAULETTI - 15
CARLOS VIEIRA DA CUNHA - 14
EDUARDO GOMES - 14
HIDEKAZU TAKAYAMA - 14
MARIA LUCIA CARDOSO - 14
NAZARENO FONTELES - 14
NELSON GOETTEN - 14
REGIS OLIVEIRA - 14
WALDIR NEVES - 14
HENRIQUE EDUARDO ALVES - 13
VADAO GOMES - 13
BRUNO ARAUJO - 12
CLOVIS FECURY - 12
GE TENUTA - 12
MARCELO CASTRO - 12
MARCONDES GADELHA - 12
PAULO PIAU - 12
RODRIGO MAIA - 12
WALDEMIR MOKA - 12
DEVANIR RIBEIRO - 11
JAIME MARTINS - 11
MARCO AURELIO UBIALI - 11
EUNICIO OLIVEIRA - 10
FERNANDO FABINHO - 10
JOAO PAULO CUNHA - 10
PEDRO NOVAIS - 10
SEBASTIAO MADEIRA - 10
ZE GERALDO - 10
EDGAR MOURY - 9
JOSE SARNEY FILHO - 9
MAURICIO QUINTELLA LESSA - 9
NELSON GOETTEN - 9
ADAO PRETTO - 8
COLBERT MARTINS - 8
DJALMA BERGER - 8
EDIO LOPES - 8
FELIX MENDONCA - 8
GERALDO THADEU - 8
JERONIMO REIS - 8
JOAO MATOS - 8
JOFRAN FREJAT - 8
JULIO DELGADO - 8
LINCOLN PORTELA - 8
MOISES AVELINO - 8
PASTOR MANOEL FERREIRA - 8
RICARDO TRIPOLI - 8
TADEU FILIPPELLI - 8
VANDERLEI MACRIS - 8
ZE GERARDO - 8
ARMANDO ABILIO - 7
DARCISIO PERONDI - 7
DOMINGOS DUTRA - 7
FRANCISCO RODRIGUES - 7
GONZAGA PATRIOTA - 7
GORETE PEREIRA - 7
PAULO ABIACKEL - 7
ROGERIO MARINHO - 7
TARCISIO ZIMMERMANN - 7
ABELARDO LUPION - 6
ANGELA AMIN - 6
ARNON BEZERRA - 6
CIRO PEDROSA - 6
CLAUDIO CAJADO - 6
DR. ROSINHA - 6
ENIO BACCI - 6
FERNANDO FERRO - 6
JOSE CARLOS ALELUIA - 6
LUCIANO CASTRO - 6
LUIZ BASSUMA - 6
MARCOS MONTES - 6
MOREIRA MENDES - 6
NILSON MOURAO - 6
ODILIO BALBINOTTI - 6
PAULO ROBERTO - 6
RICARDO BARROS - 6
SANDRA ROSADO - 6
SARNEY FILHO - 6
SILVIO COSTA - 6
VALDEMAR COSTA NETO - 6
AFFONSO CAMARGO - 5
ALCENI GUERRA - 5
ARMANDO MONTEIRO - 5
ARNALDO JARDIM - 5
CLAUDIO DIAZ - 5
FELIPE MAIA - 5
ILDERLEI CORDEIRO - 5
JOSE GENOINO - 5
JOSE PAULO TOFFANO - 5
LEONARDO QUINTAO - 5
NEUDO CAMPOS - 5
RICARDO IZAR - 5
ADEMIR CAMILO - 4
ANA ARRAES - 4

CARLOS GOMES - 4
CARLOS ZARATTINI - 4
CIRO GOMES - 4
DAMIAO FELICIANO - 4
EDINHO BEZ - 4
EDSON DUARTE - 4
EDSON OLIVEIRA - 4
FABIO RAMALHO - 4
FATIMA BEZERRA - 4
FELIPE BORNIER - 4
FILIPE PEREIRA - 4
FRANCISCO GARCIA - 4
GERMANO BONOW - 4
GERSON PERES - 4
GILMAR MACHADO - 4
IVAN VALENTE - 4
JOAO DADO - 4
JORGE KHOURY - 4
JORGINHO MALULY - 4
JOSE AIRTON CIRILO - 4
JOSE OTAVIO GERMANO - 4
JOSE TATICO - 4
LEO VIVAS - 4
LEONARDO PICCIANI - 4
LUIZ BITTENCOURT - 4
LUIZ VELLOZO LUCAS - 4
MARCELO GUIMARAES FILHO - 4
MARIA HELENA RODRIGUES - 4
MAX ROSENMANN - 4
MOACIR MICHELETTO - 4
NICE LOBAO - 4
NILSON PINTO - 4
PAULO BORNHAUSEN - 4
POMPEO DE MATTOS - 4
RENATO AMARY - 4
ROBERTO ROCHA - 4
ROBSON RODOVALHO - 4
SANDRO MABEL - 4
THELMA OLIVEIRA - 4
VANESSA GRAZZIOTIN - 4
VITAL DO REGO FILHO - 4
WALDIR MARANHAO - 4
WOLNEY QUEIROZ - 4
B. AS - 3
BETINHO ROSADO - 3
CARLOS ALBERTO LEREIA - 3
CLEBER VERDE - 3
ERNANDES AMORIM - 3
IRIS ARAUJO - 3
JACKSON BARRETO - 3
JOAO OLIVEIRA - 3
JOAQUIM BELTRAO - 3
JOSE ANIBAL - 3
JURANDY LOUREIRO - 3
LOBBE NETO - 3
LUCIANA GENRO - 3
SOLANGE AMARAL - 3
VILSON COVATTI - 3
VICENTE ALVES - 3
WILLIAM WOO - 3
AIRTON ROVEDA - 2
ALESSANDRO SABINO - 2
ALEXANDRE SANTOS - 2
ANDRE DE PAULA - 2
ANTONIO DUARTE NOGUEIRA - 2
ANTONIO ROBERTO - 2
ANTONIO VALADARES FILHO - 2
ASDRUBAL BENTES - 2
BENEDITO LIRA - 2
BETO MANSUR - 2
BILAC PINTO - 2
CARLOS CUNHA - 2
CARLOS NADER - 2
CARLOS SAMPAIO - 2
CELSO RUSSOMANNO - 2
CLODOVIL HERNANDES - 2
DAVI ALCOLUMBRE - 2
EDMILSON VALENTIM - 2
EDUARDO BARBOSA - 2
EFRAIM FILHO - 2
ELISEU PADILHA - 2
EVANDRO MILHOMEN - 2
FABIO FARIA - 2
FABIO SOUTO - 2
FERNANDO CHUCRE - 2
GERALDO MAGELA - 2
GERALDO RESENDE - 2
HERMES PARCIANELLO - 2
IVAN RANZOLIN - 2
JOAO ALMEIDA - 2
JOAO ALMEIDA DOS SANTOS - 2
JOAO CAMPOS - 2
JORGE TADEU MUDALEN - 2
JOSE MENDONCA BEZERRA - 2
JOSE RIBEIRO - 2
JOSE SANTANA VASCONCELLOS - 2
LAEL VARELLA - 2
LUIZ CARLOS BUSATO - 2
LUIZ CARLOS SETIM - 2
LUIZ FERNANDO FARIA - 2
NEILTON MULIM - 2
NELSON BORNIER - 2
NELSON PROENCA - 2
NILMAR RUIZ - 2
RAFAEL GUERRA - 2
RAIMUNDO VELOSO - 2
RAQUEL TEIXEIRA - 2
RAUL HENRY - 2
RAUL JUNGMANN - 2
RAYMUNDO VELOSO - 2
RENATO MOLLING - 2
RICARDO BERZOINI - 2
ROBERTO BRITTO - 2
RONALDO CUNHA LIMA - 2
SANDES JUNIOR - 2
SILVIO LOPES - 2
VINICIUS CARVALHO - 2
ZEZEU RIBEIRO - 2
ARIOSTO HOLANDA - 1
BETO ALBUQUERQUE - 1
CLOVIS CORREA - 1
DANIEL ALMEIDA - 1
FERNANDO DINIZ - 1
JOAO PIZZOLATTI - 1
LAUREZ MOREIRA - 1
LUIS CARLOS HEINZE - 1
LUIZ ROBERTO ALBUQUERQUE - 1
MANOEL JUNIOR - 1
MAURICIO RANDS - 1
ODAIR CUNHA - 1
PERPETUA ALMEIDA - 1
ULDURICO PINTO - 1
WANDERLEY OLIVEIRA - 1


TOTAL DE DEPUTADOS = 261


TOTAL DE VIAGENS = 1.881

EX-DEPUTADOS
A festinha aérea foi partilhada também por pelo menos 117 ex-deputados, que tiveram passagens aéreas pagas pela Câmara no período de fevereiro a dezembro de 2007. Desses, 28 usaram a cota mais de 20 vezes, para emitir um total de 896 bilhetes com destinos nacionais.

A lista é encabeçada por Almeida de Jesus (PR-CE), com 81 voos, Hamilton Casara (PSDB-RO), com 57 passagens, e Miguel de Souza (PR-RO), com 56. A relação dos 28 que mais usaram o benefício, mesmo sem mandato, inclui o presidente nacional do PPS, Roberto Freire (PE), o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT-DF), o atual vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM), e o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

Almeida de Jesus (PR-CE)
Voos de terceiros: 79
Voos do ex-deputado: 2
Total: 81


Hamilton Casara (PSDB-RO)
Voos de terceiros: 46
Voos do ex-deputado: 11
Total: 57

Miguel de Souza (PR-RO)
Voos de terceiros: 35
Voos do ex-deputado: 21
Total: 56

Jorge Gomes (PSB-PE)
Voos de terceiros: 43
Voos do ex-deputado: 0
Total: 43


Remi Trinta (PR-MA)
Voos do ex-deputado: 0
Voos de terceiros: 43
Total: 43

Neuton Lima (PTB-SP)
Voos do ex-deputado: 20
Voos de terceiros: 21
Total: 41

Ronaldo Dimas (PSDB-TO)
Voos do ex-deputado: 10
Voos de terceiros: 28
Total: 38

Dra. Clair (PT-PR)*
Voos da ex-deputada: 16
Voos de terceiros: 16
Total: 32
*A ex-deputada está filiada hoje ao PV.

Dr. Rodolfo Pereira (PDT-RR)
Voos do ex-deputado: 7
Voos de terceiros: 24
Total: 31

Edna Macedo (PTB-SP)
Voos da ex-deputada: 6
Voos de terceiros: 24
Total: 30

Agnelo Queiroz (PCdoB-DF)
Voos do ex-deputado: 8
Voos de terceiros: 21
Total: 29
*O ex-deputado está filiado hoje ao PT
Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP)
Voos do ex-deputado: 18
Voos de terceiros: 11
Total: 29

José Thomaz Nonô (DEM-AL)
Voos do ex-deputado: 6
Voos de terceiros: 21
Total: 27

Murilo Zauith (DEM-MS)
Voos do ex-deputado: 0
Voos de terceiros: 27
Total: 27

Roland Lavigne (PSDB-BA)
Voos do ex-deputado: 4
Voos de terceiros: 23
Total: 27

Bispo Wanderval (PR-SP)
Voos do ex-deputado: 12
Voos de terceiros: 13
Total: 25

Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP)
Voos do ex-deputado: 17
Voos de terceiros: 8
Total: 25

Moroni Torgan (DEM-CE)
Voos do ex-deputado: 9
Voos de terceiros: 16
Total: 25

Salatiel Carvalho (DEM-PE)
Voos do ex-deputado: 2
Voos de terceiros: 23
Total: 25

João Alfredo (Psol-CE)
Voos do ex-deputado: 2
Voos de terceiros: 22
Total: 24

João Fontes (PDT-SE)
Voos do ex-deputado: 14
Voos de terceiros: 10
Total: 24

Jonival Lucas Junior (PTB-BA)
Voos do ex-deputado: 8
Voos de terceiros: 16
Total: 24

Salvador Zimbaldi (PTB-SP)
Voos do ex-deputado: 18
Voos de terceiros: 6
Total: 24

Vadinho Baião (PT-MG)
Voos do ex-deputado: 1
Voos de terceiros: 23
Total: 24

Roberto Freire (PPS-PE)
Voos do ex-deputado: 2
Voos de terceiros: 21
Total: 23

Carlos Batata (DEM-PE)
Voos do ex-deputado: 12
Voos de terceiros: 10
Total: 22

José Divino (sem partido-RJ)
Voos do ex-deputado: 0
Voos de terceiros: 20
Total: 20

Reinaldo Gripp (PR-RJ)
Voos do ex-deputado: 0
Voos de terceiros: 20
Total: 20

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quadros de Hitler chegam a mais de 30 mil reais em leilão


Quanto você pagaria pela aquarela acima? Bom, se o seu gosto por arte não fizeram você acrescentar mais do que dois dígitos no valor, você mudaria a cifra se soubesse que ela foi pintada pelo líder nazista Adolph Hitler. A aquarela que você vê foi levada a leilão nessa semana e chegou a um valor de 10 mil libras (cerca de 32 mil reais), pago por um colecionador de objetos da segunda guerra mundial.

No total, foram leiloados 13 quadros pintados por Hitler durante o período de 1908 a 1914, quando o jovem tentava a carreira de pintor em Viena, na Áustria. Como todos que conhecem a história, Hilter não obteve sucesso na arte e focalizou toda a sua frustração na política, se tornando anos mais tarde chanceler e presidente da Alemanha, quando com seus planos megalomaníacos faria eclodir a guerra mais mortal de todos os tempos.

Hitler, assim como sua carreira de pintor, mais uma vez falharam, porém não caíram necessariamente no ostracismo da humanidade. Os organizadores do leilão afirmaram que não esperavam mais do que 5 mil libras com a venda dos quadros, porém chegaram a surpreendentes 96 mil libras vendendo todos os quadros.

O mais caro, na foto acima, é um autoretrato do jovem Hitler "meditando" sobre uma ponte e suas iniciais aparecem ao lado do corpo. Porém, o que me intriga não é a qualidade da pintura e sim os pensamentos do jovem que se tornaria um dos facínoras mais sanguinários do mundo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O casamento do Shrek da vida real


Já vi quase todo tipo de casamento inusitado: no topo de altas montanhas, no fundo do mar, em lanchonetes, no meio da floresta, etc. Porém, o que nunca tinha visto foi o verdadeiro casamento do Shrek. Sim, ele aconteceu de verdade na Inglaterra e seguiu toda a tradição da animação que transformou o ogro em astro do cinema.
Christine England e Keith Green - esse sobrenome não é brincadeira - gastaram cerca de três horas para se cobrirem com uma tinta verde e vestir todos os adereços iguais a de seus heróis Shrek e Fiona. E a excentricidade não parou nos noivos, até os cerca de 100 convidados que acompanharam o casamento tiveram que se vestir como os personagens do filme, incluindo o Burro e o Homem Biscoito.

Artistas e maquiadores profissionais foram contratados para que cada detalhe exibido no filme fosse o mesmo na cerimônia e na festa de casamento. O hilariante, é que os pais do casal também se caracterizaram com rei e rainha para a foto oficial do casamento.

Ironicamente, após a cerimônia, Keith e Cristine se tornaram o senhor e a senhora Green.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pai de atriz do Oscar tenta vendê-la

Ficou famosa precocemente, tome muito cuidado se você for nativa da Índia. O pai da atriz Rubina Ali, de 9 anos, que interpretou a personagem Latika quando criança no filme vencedor de oito Oscar "Quem Quer Ser um Milionário?", está tentando vender a menina.

Para escapar da pobreza na Índia, o pai da atriz quer vendê-la por 200.000 libras (cerca de R$ 647 mil). "Preciso pensar no que é melhor para mim, minha família e para o futuro de Rubina", declarou ele.

O pai de Rubina, chamado Rafiq, ainda tentou culpar os empresários de Hollywood por o forçarem a colocar a menina à venda. "Não ganhamos nada com esse filme". A quantia pedida por Rafiq atualmente representa quatro vezes o valor geralmente pedido por uma criança. "Essa criança é especial agora. Ela não é uma criança qualquer, é uma criança vencedora do Oscar”.

Possivelmente, o pai da menina está desesperado para vendê-la para financiar a fuga de sua família de uma favela de Mumbai.

Na Índia, muitas crianças são compradas dos pais para trabalharem como escravas em oficinas de bordado, de fabricação de tapetes e de outros produtos têxteis, em condições miseráveis, dentro de quartos muito pequenos sem janelas ou qualquer tipo de ventilação e vivem em condições subumanas. O salário chega a ser de 4 a 8 euros por mês e eles não têm permissão de sair ou brincar durante o período de trabalho que chega a ser de 15 horas diárias.

Que medo! Ana Maria Braga sem noção do ridículo

Vamos tentar imaginar uma cena bizarra para elucidar melhor o que veremos abaixo. Tente imaginar a sua avó, na melhor das intenções, querendo aproveitar o milagre do viagra e dar um upgrade na relação com seu avô. Você vai achar bacana, afinal a vida não termina depois da terceira idade. Porém, tente aguçar ainda mais sua imaginação e visualize a cena do rala e rola entre os dois. Certamente, se for antes do café da manhã, você provavelmente vai desmaiar.

Ana Maria Braga não pensa dessa forma. Na segunda-feira, no exato momento da sua refeição matinal, a loira misturou seu gardenal com o cereal e apareceu vestida assim para milhões de espectadores.

Na minha casa, por exemplo, meu sobrinho de dois anos saiu gritando "BICHO, BICHO, BICHO". Se para uma criança, que leva um certo tempo para assimilar o que é feio ou bonito, foi tão impactante, imagine pra mim. Perdi o apetite.

Não sei quem assessora o programa de Ana Maria, mas ele(a) deveria ser demitido(a). Não por querer ser ousado, provocante e revolucionário ao vestir uma senhora de 60 anos, levemente acima do peso, como Madonna, mas por criar uma situação ridícula e de péssimo gosto. Será que quando terminada a "transformação" não repararam na cena dantesca? Acabou com meu feriado e a imagem ficou grudada no meu córtex cerebral.

Que saudade do bicho-papão, assustava muito menos as crianças.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Aspirante a dublê vê oportunidade na rede

A internet já é de longe uma ferramenta de oportunidades. Além de entreter, informar, realizar negócios, pode ser uma excelente vitrine para você divulgar seu potencial para o mundo à fora. O Youtube é um exemplo nítido que o esforço de alguém, se bem organizado e focalizado, pode transformar anônimos em celebridades do dia para a noite. Porém, para se chegar lá tem que ter criatividade para chamar a atenção.

Damien Walters, de 27 anos, um ex-ginasta e viciado em filmes de ação viu a ponte para o seu sucesso no compartilhador de vídeos. Aspirando a carreira de dublê profissional, Damien postou um vídeo incrível no Youtube realizando impressionantes e quase impossíveis saltos sobre carros, paredes, prédios, árvores e equipamentos de ginástica com o propósito de algum agente do ator Jackie Chan ver suas habilidades e contratá-lo. Deu certo.

Damien foi convidado a estrelar e coordenar os dublês do último filme Hell Boy 2, em que monstros voam em acrobacias espetaculares em muitas cenas de ação. O mais curioso disso tudo é que Damien realiza seus movimentos sem qualquer auxílio de fios ou cordas para garantir sua segurança. Faz tudo livre e com um esforço louvável.

O vídeo abaixo mostra ele realizando movimentos bem parecidos com os do filme Matrix, no entanto, ao contrário dos atores, Damien anda nas paredes sem ajuda de qualquer cabo.


sexta-feira, 17 de abril de 2009

A publicidade que deixou os chineses indignados


No mundo dos publicitários existe uma linha muito tênue que se separa a ideia brilhante do projeto ordinário. Às vezes, muito às vezes, alguns publicitários conseguem ficar sobre essa linha, fazendo com que o público se divida em classificar uma propaganda de genial ou medíocre.


Profissionais alemães da Agência Grey Worldwide realizaram uma campanha publicitária de camisinhas para uma empre farmacêutica pra lá de ousada, original e, possivelmente, ofensiva. Na propaganda, milhares de espermatozóides nadam em direção a um útero e um deles, o de principal destaque, tem alguns detalhes que fazem uma notória alusão ao saudita Osama Bin Laden, a Adolph Hilter, e o líder comunista Mao Tsé-tung. Enquanto nadam em direção à vida, os Cabelos de Mao, a Barba de Bin Laden e o Bigode de Hitler criam uma caricatura alusiva dando a entender que algum desses facínoras poderam fecundar o óvulo. A maneira mais óbvia de se impedir isso é utilizando a caminha, que está exposta no canto inferior do quadro.

Até aí você pode dizer que, apesar de não ter nenhum texto, a propaganda é clara e direta no objetivo de proteção e prevenção de uma gravidez não desejava, principalmente de "monstrinhos" como esses sugeridos. Porém, quem não gostou nada disso, foi a comunidade chinesa, que classificou a propaganda de discriminatória e racista, já que associa Mao a dois dos maiores facínoras de todos os tempos. Na China, Mao ainda é visto com grande respeito pela população e, apesar do genocídio promovido por ele em seus anos de chumbo, o povo o classifica como um dos maiores líderes que o país já teve.

Não sei se baniria a campanha por isso, mas tenho várias sugestões para colocar no lugar de Mao. Eu sei que ele já deixou o cenário político, vive agora lá no Texas, mas pode encaixar o topete dele aí que todo mundo vai identificar.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Funcionário da Domino's cospe nas pizzas

Chega a ser inacreditável a falta de ética de alguns funcionários descontentes com seu emprego. A situação se torna ainda pior quando esses trabalhadores exercem funções em estabelecimentos que podem prejudicar seriamente a saúde dos consumidores.
Dois desses revoltados, empregados da Rede Domino's Pizzas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, encontraram uma maneira imbecil de se vingar dos patrões: fazer um vídeo caseiro demonstrando com bastante desleixo como preparar os alimentos que seriam entregues em seguida aos consumidores. Kristy Lynn Hammonds filmou o colega de trabalho, Michael Anthony Setzer, enfiar queijo no nariz, cuspir no molho e peidar nos peperonis antes de colocá-los em uma ciabatta que seria enviada para entrega.
Enquanto Michael montava a inadequada e nojenta refeição, Kristy narrava tudo com hipócrita consciência. "Em cerca de cinco minutos eles sairão para entregar e as pessoas comerão esse queijo que ele colocou no nariz", afirmou ela. Satisfeitos com o vídeo, os dois tiveram a brilhante ideia de colocar ele no Youtube. Em poucos dias o vídeo se espalhou pela internet e, como não podia deixar de ser, os dois foram demitidos. Porém, a história tem chamado muito a atenção dos consumidores da pizzaria, que exibem vídeos na internet condenando o modo que a pizza é preparada.
A franquia americana não deixou barato e nessa semana apresentou queixa contra os dois funcionários, que deverão responder agora na justiça pela "brincadeira" nada engraçada promovida por eles dois. Para tentar amenizar a tragédia e salvar o nome da empresa, a loja onde os dois trabalhavam foi fechada e deverá passar por uma descontaminação geral nos próximos dias.
Esse tipo de prática não me causa surpresa, pois já vi como muitas lanchonetes, principalmente dessas franquias de fast food, trabalham de maneira inadequada sujeitando os alimentos a uma contaminação. Eu pesquisei na internet e vi o desleixo com que as pizzas são confeccionadas. Em vários vídeos, um funcionário, sem luvas, simplesmente joga os alimentos sobre a massa com total desleixo e deseja que aquele monte de comida se tornasse uma saborosa pizza.
Em São Paulo há algumas Domino's Pizzas e gostaria de saber quanto vale uma pizza lá? Pelo modo que são preparadas, não comeria nem se fossem de graça.


Vídeos:



O funcionário mais rápido e nojento

terça-feira, 14 de abril de 2009

Maysa puxa peruca de Silvio Santos

Quantas vezes vocês ouviram a lenda que Silvio Santos é careca? Eu, por exemplo, ouvi várias vezes, mas nunca acreditei que pudesse ser verdade. Afinal, Silvio Santos, assim como Donald Trump, podem se dar ao luxo de utilizarem o que há de mais moderno na medicina para se combater a calvice, ao invés de apelarem a uma velha e antiquada peruca. Não é que eu estava errado!

Maysa, aquela menininha-veneno-super-ultra-sincera-sou-friamente-inocente mostrou a todos nós que ela tem "cojones". Ela, além de destruir uma das maiores lendas urbanas do Brasil, desafiou seu patrão, Silvio Santos, em um programa dominical e puxou sua - até então anônima - peruca sem o menor sacrilégio. Além de dar um frio na barriga de ver a cena, a menina gritou euforicamente para o público "É PERUCA, É PERUCA".

Não sei como é o contrato da menina, mas se o Roque, por exemplo, puxasse a peruca do seu adorável patrão, estaria há muito tempo vendendo canetas como camelô de novo.
Veja o vídeo abaixo:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os delírios de consumo de Becky "BOMBA" Bloom

Quando você sabe que entrou numa enrascada? Bom, geralmente, você só sabe que se deu mal quando a merda está feita. A minha primeira enrascada desse ano aconteceu neste domingo, quando sem muito o que fazer decidi ir ao cinema. Percebi a roubada logo na chegada ao cinema ao perceber que a maioria dos filmes já eram do meu conhecimento, ou seja, já os tinha assistido , e restavam poucas e cruéis opções.

O meu instinto racional me disse imediatamente “vá para casa”, “alugue um filme de melhor preferência”, “termine de ler seu livro”, “durma”, “ligue para um amigo implorando companhia, alegando caso de vida ou morte”, “fuja imediatamente deste lugar”. Porém, o tédio e a preguiça de fazer tudo isso me levou a uma só coisa: arriscar um palpite de um filme mais ou menos e, se possível, se entreter com ele.

As duas e nada atraentes opções não eram as melhores. Poderia assistir ao novo blockbuster da Disney “Monstros Vs Alienígenas” ou “Os delírios de Consumo de Becky Bloom”. No exato momento da minha decisão, me veio à mente uma causa nobre: “Como os críticos de cinema fazem ao se deparar com um filme propenso a ser ridículo e ainda são obrigados a assistir?”. Eu tinha que passar por essa experiência uma vez na vida. Becky Bloom era a opção menos pior, já que o livro que inspirou o filme era um Best Seller, anunciado em letras garrafais na propaganda do filme. Pensei que se o livro era bom, o filme deve ser no mínimo regular. A armadilha da propaganda havia me fisgado.


Minha mesopotâmica missão seria apenas dizer discretamente a atendente que queria uma entrada inteira para o filme. Na fila, fiquei imaginando como diria isso. Susurrando: “Por favor, uma inteira para os Delírios de consumo.” Isso já seria suficiente para a garota acostumada o dia todo a um menu de no máximo oito filmes. Ou então diria seco e direto “Para a próxima sessão da Becky”, impondo minha determinação e razão na escolha. Minha tarefa principal era impedir que as dezenas de crianças que estavam acompanhadas dos pais ao meu lado não ouvissem e rissem de mim durante a compra. Eu quase consegui.

Ao deparar com a cabine blindada, a solícita atendente mal me olhou e já soltei uma espécie de suspiro bem próximo ao microfone da janela “Os delírios de consumo inteira”. A moça, atônita com minha forma de se expressar muito baixa rabateu. “Qual o filme senhor?” Olhei para os lados e enquanto os afoitos meninos derrubavam as colunas da fila me olhando, falei com firmeza. “Uma inteira para Becky Bloom, por favor”. Foi quase como uma facada no meu coração. Naquele momento vi que jogava minha total dignidade no lixo e diante de crianças de menos de 10 anos. Era, sem dúvida alguma, a coisa mais humilhante que me acontecera em uma fila de cinema.

Resisti bravamente, até a extrovertida atendente repetisse meu pedido em altos decibéis do alto falante o que iria assistir. “UMA INTEIRA PARA OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM”. Bom, imaginei se estava pensando em enganar pelo menos o final da fila, acabei de me dar muito mal. Sorri amarelo e peguei a entrada sem olhar para trás. A cena de pessoas rindo disfarçadamente do meu gosto por filmes “exóticos” talvez nunca sairiam do meu córtex cerebral, nem com altas doses de ácido lisérgico e muitas sessões de terapia.

Superado o trauma, fui decidido para a entrada e passei tão rápido pela garota que recebia as entradas que ela mal pode ler o que estava escrito no meu ingresso. Me joguei dentro da sala esperando que o pior já tivesse passado. Ledo engano.

Foi a primeira vez que contemplei uma sala de 500 lugares só para mim. Algo que me deu enorme satisfação e, paradoxalmente, me causava uma certa preocupação. Aquele, além da minha consciência, era o sinal definitivo que um iceberg estava bem à frente. E o filme já estar na exibição dos trailers era um alerta que nem os botes salva-vidas estavam disponíveis. Senti vontade de chorar, mas aceitei meu destino. Escolhi o melhor lugar do cinema – afinal, era só meu – e desejei que os próximos 90 minutos não fossem tortuosos, mas que me matassem logo de uma vez, evitando a dor de querer saber o final de um filme imbecil.

Becky Bloom tinha um bom começo, o que aguçava minha mente de que poderia ser uma história criticando o comportamento compulsivo e fútil de mulheres consumistas. Belo soco na cara eu levei. Não levou cinco minutos para perceber que o filme não tinha enredo, não era amarrado com nada e apelava ao péssimo gosto, tirando, logicamente, algumas marcas de grifes famosas que aparecem no filme. Comecei a sofrer violentamente e não havia ninguém dentro do cinema para compartilhar a minha agonia.

Lembro de ter arrumado demoradamente umas três vezes a agenda do meu telefone enquanto passava o filme. Sim, fiquei com o telefone ligado e não respeitei as regras do estabelecimento deixando meu celular ligado. Afinal de contas eu era a única pessoa corajosa e burra a encarar aquele lixo.

No filme, a afetada Becky, era uma jornalista de uma revista de jardinagem à beira da falência. Revela a uma amiga seu sonho de trabalhar em uma revista de moda, mas seus hábitos shopoholics são disparadamente maiores do que qualquer desejo de se fazer aquilo que se gosta. Alucinadamente, um editor bom-partido e audacioso, confia a Becky um cargo em uma revista de economia quando ela estava desempregada por conta da falência de sua antiga empresa. Becky aceita o trabalho e se torna um fenômeno editorial por seu texto original e descontraído, conquistando novos leitores para a revista. Pois é, eu sei que é difícil acreditar, mas a menina vira uma celebridade do dia para a noite e com um único texto. A partir daí Becky passa a disputar com uma colega de trabalho da famosa revista de moda, meio parecida com a mulher caveira Anna Wintour e se envolve em confusões fadadas ao clichê e a piadas nada, mas NADA, engraçadas.

Eu suportei o filme até o lanterninha vir até a sala, depois de uma hora, checar se eu não tinha me jogado de cabeça escadas abaixo. Me senti envergonhado de estar sozinho na sala e tomei a atitude mais sensata naquele momento. Me levantei, ergui com grande orgulho meu maior dedo em direção da Becky e saí antes que ela arrumasse um emprego de limpar a bunda do Bin Laden no Iêmen, o que era naturalmente possível com um roteiro tão medíocre.

Não recomendaria um filme desses nem a um inimigo em seu leito de morte. Ninguém merece ir para o além com Becky Bloom na cabeça.

Tomem muito cuidado, pois este filme pode daqui alguns anos pode estar na sessão da tarde. Quem conseguir me superar e assistir o filme inteiro, por favor, termine a resenha que publico aqui.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Capoeirista aniquila adversário em luta

Todos os brasileiros que conhecem a capoeira sabem que a "luta" é mais conhecida como uma dança do que uma arte-marcial, ou seja, sua eficáfica para nocautear um adversário em uma luta de verdade é praticamente nula. Bom, essa tese acabou de ser derrubada no último dia 4 de abril, quando o brasileiro mestre de capoeira, Marcus "Lelo" Aurélio aniquilou seu adversário Keegan Marshall em surpreendentes 2o segundos de luta e apenas um golpe.

A luta mal se inicia e Marcus começa a aplicar alguns golpes utilizando as pernas da tradicional luta desenvolvida pelos escravos na época colonial. Marshall é encurralado no canto do ringue e numa potente meia-lua de compaço Marcus acerta o oponente em cheio no rosto levando-o à lona. Parece coisa de filme, mas aconteceu e era um campeonato de verdade realizado em Vancouver, no Canadá.

O Jiu Jitsu brasileiro ainda é o mais eficiente nesse tipo de competição em que as modalidades se misturam, porém nunca tinha visto um nocaute não incrível como esse.

Veja a luta abaixo:


terça-feira, 7 de abril de 2009

X Meia Maratona Internacional Pão de Açúcar

Mais uma prova de corrida de rua e mais uma superação. Me senti mais satisfeito comigo mesmo na X Meia Maratona Internacional Pão de Açúcar. Diferente do que havia planejado, fiz o percurso de apenas 5,5 km de corrida de rua dentro das planas e arborizadas ruas da Cidade Universitária, em São Paulo.
Tempo agradável, percurso suave, mas já percebo que algo começa a incomodar muito: o alto número de participantes. Não que não seja bacana correr ao meio de milhares de pessoas, é ótimo, porém a estrutura do percurso não acaba suportando a multidão e fica muito complicado correr nos primeiros dois quilômetros. Não faltam empurrões, tropeços e caminhos alternativos pela calçada. Paciência, a corrida foi uma festa e a organização está de parabéns pela realização impecável do evento.

A próxima será no dia 1º de Maio, em Jundiaí, na 11º prova pedestre Unimed. Serão 10km e vou levar umas vítimas comigo.

Meus resultados:

Tempo Oficial: 00:32:34.73
Classificação Geral: 873/3902
Classificação Faixa: 157/412
Classificação Sexo: 751/2231
Ritmo: 05:55 min/km

Tempo Líquido: 00:30:16.24
Classificação Geral: 821/3902
Classificação Faixa: 154/412
Classificação Sexo: 729/2231
Ritmo: 05:30 min/km

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Shii é a versão do Wii para mulheres

Vamos começar bem a semana com diversão à vista e lembrarmos que temos apenas quatro dias de batente. O vídeo baixo mostra a versão feminina do videogame Wii, sabiamente batizado de Shii. O console apresenta jogos destinados exclusivamente às mulheres e com tarefas que aludem o seu dia-a-dia.

Não sei em que língua foi feito esse comercial, mas que no final dele dá pra entender os caras gritando "engole, engole", isso dá.


Páscoa Amarga: Agência de emprego promove caça ao ovo

Em plena Semana Santa uma agência de empregos da Inglaterra criou uma gincana para ajudar os desempregados: uma caça ao ovo de páscoa premiado. A brincadeira se resume em esconder 35 ovos em seu escritório e desafiar os desesperados trabalhadores a achá-los. Dentro dos ovos estão formulários para se candidatar a vagas de emprego, entrevistas em empresas e vales compras em lojas. A nada simpática ideia será realizada na próxima quarta-feira e 150 pessoas devem participar do evento.

Para os gerentes da agência, essa é uma forma altruísta de se comemorar a Páscoa, se divertindo e ainda colaborando contra o desemprego inglês. Porém, para os trabalhadores, a iniciativa não tem graça nenhuma e expõe as pessoas à humilhação. Muitos candidatos estão desempregados há muito tempo e têm compromissos de aluguel, hipoteca da casa e até alimentação da família em situação precária.


A visionária gerente do Centro de Formação do Trabalhador, Catrina Lynch, que organizou o evento, alegou que não se trata de uma forma humilhante e sim diversão em se buscar um emprego. "Minha idéia sempre foi de mostrar às pessoas que existem empregos lá fora", disse ela.


Um porta-voz do Ministério do Trabalho e das Pensões é a favor da gincana. "Nós encorajamos fornecedores de desenvolver formas inovadoras de abordar o desemprego. A coisa mais importante é encontrar formas de pôr as pessoas de volta ao trabalho", explicou ele.

Não sei se essa é uma forma criativa de se mostrar o caminho alegre a um emprego, mas aos sábios gerentes que criaram esse tipo de “brincadeira” vai a minha dica: experimente convidar um pai de família desempregado há meses, com filhos na escola, aluguel atrasado, sem seguro de saúde e mal o que comer na mesa a participar de uma caça ao ovo premiado. Tenho certeza que a resposta não vai ser tão simpática e alegre quanto vocês esperam receber. Ridículo!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Primero trailer do filme Brüno

A produtora finalmente lançou o trailer comercial da mais nova obra de Sacha Baron Cohen: "Brüno". O filme tem previsão de estreia em julho e, pelo pouco que se vê, promete fazer as pessoas chorarem de rir com situações constrangedoras, originais e hilárias.

Mais uma vez Cohen leva pobres mortais as mais diversas situações constrangedoras. Numa delas, ele entra na Sears e pede ajuda a um vendedor sendo bem franco quanto aos seus desejos de consumo. "Eu sei que é meio difícil para você acreditar, mas eu sou gay", declara Brüno ao vendedor, vestindo uma camiseta transparente justíssima, uma calça de couro verde e chapéu de oncinha.

Os momentos altos do filme são quando Brüno, em um programa de TV, apresenta seu filho adotivo africano para o público. O apresentador pergunta a Brüno que nome ele deu a criança. "Eu dei a ele um tradicional nome africano. Eu o chamo de O.J.", em alusão ao ex-jogador de futebol americano e atualmente encarcerado O.J. Simpson. Neste momento, uma senhora negra levanta da platéia se sentindo ultrajada com a escolha. "O que?", grita ela.

Como de costume, Cohen busca confrontar opiniões em relação ao preconceito e discriminação que, segundo ele, fortemente camuflada em grande parte da sociedade americana. Em um quartel, o recruta Brüno aparece trajado adequadamente para o treinamento se não fosse por uma adereço que chamou a atenção de seus oficiais superiores. "O que é isso brilhando no seu cinto? O que significa DG?", perguntam eles. Espantando, Bruno responde "Helllooo, Dolce & Gabana".

O filme tem um forte apelo emocional (para o riso) e promete ser a sensação desse verão nos cinemas europeus e americanos. Por aqui, sem nenhum pingo de dúvida, vai causar tanto quanto Borat.
Veja o Traile oficial abaixo:

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Livro: Marilyn e JFK destrói os mitos

Desmistificando dois dos principais personagens do século XX. Ele, John Fitzgerald Kennedy, senador democrata em ascensão e que, com muito pouco esforço pessoal, chegaria à presidência dos Estados Unidos. Ela, Marilyn Monroe, a atriz que se tornara o maior símbolo sexual do mundo em suas atuações duvidosas e provocantes, que sem exagero nenhum dão a ela o título de percursora do erotismo. Essas duas figuras, lindas, carismáticas, admiradas e poderosas mantiam uma relação amorosa de 10 anos em meio ao voyerismo calculista de J. Edgar Hoover (diretor do FBI), a Agência de Inteligência Americana (CIA), A Máfia e a grande inimiga KGB.

François Forestier apresenta sua qualidade monumental para escrever Marilyn e JFK: não ter caráter. Não é exagero e sim necessário, pois só sendo frio o bastante para vasculhar as entranhas do poder e não se incomodar com o cheiro podre que exala de dentro da Casa Branca, furtivamente associada a festas e a entrada de mulheres. Muitas mulheres à disposição de JFK, que passava a maior parte de seus dias em lençóis de famosas bem debaixo do nariz de Jackie Kennedy.

Pelas beiradas, vem Robert Kennedy, o poderoso Ministro da Justiça, protegendo as falcatruas do irmão e visando garantir uma década de poderes ilimitados ao clã dos Kennedy. Em meio as chantagens, arrogância, manipulações, eleições compradas e dinheiro ilícito, está Marilyn, à beira da loucura, com sua alma opaca nutrida à base de tranquilizantes, calmantes e Don Perignon.

A saudosa e eterna canção de Happy Birthday to you, Mr. President deixa JFK às portas do escânda-lo. A melodia lasciva, na frente de milhares de convidados eterniza Marilyn e a condena a um asilo eterno longe do presidente. Depois disso, os dois nunca mais se veriam novamente.


Forestier é preciso em detalhes e carrega sua narrativa em uma metralhadora giratória. Nenhuma passagem trágica do casal é suavizada, baseada em entrevistas com as principais figuras envolvidas na história do casal. Marilyn gostava de ficar nua, mas finalmente foi revelada. Assim como JFK, que fazia o papel de um bom moço, íntegro e responsável, mas não passava de um brozeado presidente popular, avarento, obessivo por sexo e Marilyn, é claro. Fica mais do que claro que Forestier apresenta novos personagens da história, destruindo perfis clássicos de Marilyn, uma heroína feminista e JFK, resumido a um playboy festeiro e político medíocre.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Você já contou uma mentira hoje?

Hoje é 1º de Abril e tradicionalmente Dia da Mentira. Os mais engraçadinhos não perdem tempo para aplicar seus golpes com a desculpa da influência causada pelo dia. As brincadeiras podem ser engraçadas, mas algumas podem ter um desfecho trágico dependendo do tamanho da mentira que se aplica. Fiz uma pesquisa na internet e selecionei as 10 maiores mentiras do mundo, ou seja, aquelas que quase mataram as pessoas do coração achando que situações absurdas e surreais eram verdadeiras.

10º - A rede inglesa "BBC" fez uma reportagem em 1957 dizendo que graças ao clima e ao controle de pragas, os fazendeiros suíços estavam conseguindo uma excelente safra de espaguete. As imagens mostravam fazendeiros colhendo o macarrão direto de árvores. A redação da TV recebeu milhares de ligações pedindo mais detalhes da história.


- Uma reportagem da revista “Sports Illustrated” dizia que o time de beisebol New York Mets havia contratado um lançador capaz de arremessar a bola a 270 km/h, muito acima das melhores velocidades registradas, em torno dos 160km/h. Em entrevista, o jogador dizia que havia desenvolvido a técnica num monastério tibetano. A história foi desmascarada pouco tempo depois.

- Em 1962, quando só havia TVs em preto-e-branco na Suécia, um técnico do único canal do país convenceu os suecos a colocarem uma meia-calça de nylon cobrindo as telas dos aparelhos de televisão. Ele dizia que se tratava de uma nova tecnologia que permitiria que, assim, passassem a ver o sinal da TV em cores. A TV colorida só passou a existir no país em 1970.
- Em 1997, a rede de lanchonetes Taco Bell irritou milhares de cidadãos norte-americanos ao anunciar que havia comprado o Sino da Liberdade da Filadélfia, um símbolo histórico da independência norte-americana. A lanchonete dizia que ia mudar o nome do sino para “Taco Liberty Bell”. Já estavam acontecendo protestos quando a Taco Bell revelou que era mentira.
- O “Guardian”, um dos principais jornais ingleses, publicou em 1977 um suplemento especial de sete páginas sobre o aniversário de dez anos de San Serriffe, uma pequena república no Oceano Índico formada por várias ilhas no formato de ponto-e-vírgula. Vários artigos descreviam a geografia e a cultura das duas principais ilhas, chamadas de “Ponto” e “Vírgula”.

- A "National Public Radio" dos Estados Unidos anunciou em 1992 que o ex-presidente Richard Nixon voltaria a ser candidato à Presidência. Seu novo slogan de campanha seria: “Eu não fiz nada de errado e não farei novamente.” A rádio divulgou até mesmo clipes de Nixon anunciando a candidatura. Depois de a notícia se espalhar a rádio admitiu que a voz de Nixon havia sido gravada por um imitador.


- A rede de fast-food Burger King publicou um anúncio de página inteira no jornal “USA Today” em 1998 anunciando a criação do “Whopper canhoto”, projetado especialmente para os 32 milhões de norte-americanos canhotos. Pela propaganda, o novo sanduíche incluía os mesmo ingredientes do Whopper original, mas os temperos eram colocados em rotação de 180º. Milhares de clientes se dirigiram as lojas pedindo a novidade, enquanto tantos outros pediam a versão original “para destros”.

- A “Discover Magazine” anunciou em 1995 que o altamente respeitado biólogo Aprile Pazzo (nome italiano para o primeiro de abril) havia descoberto uma nova espécie na Antártida: o hotheaded naked ice borer (algo como atravessador de gelo pelado de cabeça quente). A criatura era descrita como tendo uma crista fervente que permitia que os animais atravessassem o gelo em alta velocidade –técnica usada para caçar pingüins.

- O reconhecido astrônomo inglês Patrick Moore anunciou no radio em 1976 que exatamente às 9h47 um evento astronômico inédito iria acontecer: Plutão iria passar por trás de Júpiter e assim causar um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade terrestre. Moore dizia que, se os ouvintes pulassem no momento exato do alinhamento, poderiam experimentar uma sensação de flutuar. Centenas de pessoas relataram ter sentido a sensação.

- Em 1938, o diretor Orson Welles teve uma ideia brilhante para divulgar o programa "Guerra dos Mundos" no rádio. Queria que a transmissão do programa fosse tão realista, que provocasse medo na população em comemoração ao Dia das Bruxas. Dito e feito. Com cerca de meia hora de apresentação, quando Welles narrava de maneira dramática uma invasão alienígena, centenas de milhares de pessoas caíram no trote e evacuaram suas casas em total estado de histeria. A mentira foi tão profunda, que boletins eram emitidos frequentemente, com repórteres fictícios narrando a invasão de seres alienígenas por todo o país. O pânico generalizado transformou o programa de Welles no maior trote aplicado no rádio até hoje.