segunda-feira, 6 de abril de 2009

Páscoa Amarga: Agência de emprego promove caça ao ovo

Em plena Semana Santa uma agência de empregos da Inglaterra criou uma gincana para ajudar os desempregados: uma caça ao ovo de páscoa premiado. A brincadeira se resume em esconder 35 ovos em seu escritório e desafiar os desesperados trabalhadores a achá-los. Dentro dos ovos estão formulários para se candidatar a vagas de emprego, entrevistas em empresas e vales compras em lojas. A nada simpática ideia será realizada na próxima quarta-feira e 150 pessoas devem participar do evento.

Para os gerentes da agência, essa é uma forma altruísta de se comemorar a Páscoa, se divertindo e ainda colaborando contra o desemprego inglês. Porém, para os trabalhadores, a iniciativa não tem graça nenhuma e expõe as pessoas à humilhação. Muitos candidatos estão desempregados há muito tempo e têm compromissos de aluguel, hipoteca da casa e até alimentação da família em situação precária.


A visionária gerente do Centro de Formação do Trabalhador, Catrina Lynch, que organizou o evento, alegou que não se trata de uma forma humilhante e sim diversão em se buscar um emprego. "Minha idéia sempre foi de mostrar às pessoas que existem empregos lá fora", disse ela.


Um porta-voz do Ministério do Trabalho e das Pensões é a favor da gincana. "Nós encorajamos fornecedores de desenvolver formas inovadoras de abordar o desemprego. A coisa mais importante é encontrar formas de pôr as pessoas de volta ao trabalho", explicou ele.

Não sei se essa é uma forma criativa de se mostrar o caminho alegre a um emprego, mas aos sábios gerentes que criaram esse tipo de “brincadeira” vai a minha dica: experimente convidar um pai de família desempregado há meses, com filhos na escola, aluguel atrasado, sem seguro de saúde e mal o que comer na mesa a participar de uma caça ao ovo premiado. Tenho certeza que a resposta não vai ser tão simpática e alegre quanto vocês esperam receber. Ridículo!

Nenhum comentário: