sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quadros de Hitler chegam a mais de 30 mil reais em leilão


Quanto você pagaria pela aquarela acima? Bom, se o seu gosto por arte não fizeram você acrescentar mais do que dois dígitos no valor, você mudaria a cifra se soubesse que ela foi pintada pelo líder nazista Adolph Hitler. A aquarela que você vê foi levada a leilão nessa semana e chegou a um valor de 10 mil libras (cerca de 32 mil reais), pago por um colecionador de objetos da segunda guerra mundial.

No total, foram leiloados 13 quadros pintados por Hitler durante o período de 1908 a 1914, quando o jovem tentava a carreira de pintor em Viena, na Áustria. Como todos que conhecem a história, Hilter não obteve sucesso na arte e focalizou toda a sua frustração na política, se tornando anos mais tarde chanceler e presidente da Alemanha, quando com seus planos megalomaníacos faria eclodir a guerra mais mortal de todos os tempos.

Hitler, assim como sua carreira de pintor, mais uma vez falharam, porém não caíram necessariamente no ostracismo da humanidade. Os organizadores do leilão afirmaram que não esperavam mais do que 5 mil libras com a venda dos quadros, porém chegaram a surpreendentes 96 mil libras vendendo todos os quadros.

O mais caro, na foto acima, é um autoretrato do jovem Hitler "meditando" sobre uma ponte e suas iniciais aparecem ao lado do corpo. Porém, o que me intriga não é a qualidade da pintura e sim os pensamentos do jovem que se tornaria um dos facínoras mais sanguinários do mundo.

Nenhum comentário: