segunda-feira, 24 de agosto de 2009

7º Troféu Duque de Caxias

Acordei no último domingo sentindo o que a maioria dos paulistanos sentiam às 6 horas da manhã: um frio cruel e uma preguiça terrível para participar dos 10 km do 7º Troféu Duque de Caxias. A temperatura estava menos de 10 graus na hora que cheguei no parque do Ibirapuera e colocar o shorts não foi nada fácil.

Para variar, o crescimento das corridas de rua é visível a cada evento e, na minha visão, os organizadores terão que tomar atitudes rápidas e expressivas para os próximos eventos. Por exemplo, estacionar os carros está se tornando um martírio e, os locais onde são realizados os eventos não há metrô por perto, o que faz com que as pessoas que se dispõe a colaborar com a melhoria do trânsito saiam de casa de madrugada para chegar a tempo da corrida. Além disso, não há transporte da organização nas estações, o que obriga as pessoas andarem até o local ou optar por um coletivo comum. O resultado disso, é um número exagerado de atletas que chegam em cima da hora, ocasionando em filas gigantescas para se trocar, retirar o chip e passar pelo banheiro antes da largada.


Eu presenciei muitas pessoas chegando no momento da largada e saindo em disparada sem fazer o necessário alongamento. Paciência, acordar cedo todo mundo tentou, mas a estrutura já está saturada, mesmo sendo realizada aos redores do parque do Ibirapuera.


A organização deve se entender com a CET e criar bolsões de estacionamento nesses locais, melhorando assim o acesso e o conforto dos atletas. A Polícia Militar poderia ser mais ativa contra os onipresentes "flanelinhas", que já enxergam uma mina de ouro nesses eventos e chegam a cobrar em média dez reais para se estacionar na rua ou em garagens particulares.


Os organizadores devem disponibilizar as eficientes "Orcas" nas estações do metrô, buscando e levando os atletas que vieram de transporte público. Somente assim os congestionamentos antes da largada irão diminuir.


No entanto, em relação à prova, tudo foi perfeito. Não vi nenhum tipo de incidente e a ajuda dos soldados do exército foi de suma importância para agilizar as filas do guarda-volumes e segurança da prova. Eles estão de parabéns.


Meus Tempos:


Tempo Líquido: 57:54:00


Tempo Oficial: 1:00:15


Classificação Geral: 3.187 entre 5.345


Classificação Sexo: 2.827 entre 4.219


Classificação Faixa: 468 entre 693
Postar um comentário